Biblioteca

O empreendedorismo e a influência familiar

É na família que o indivíduo começa o seu desenvolvimento e molda sua personalidade, negociando suas primeiras experiências afetivas, interpessoais e educacionais.

Seguir exemplos de familiares/amigos empreendedores que admiramos e temos como referência no mundo empresarial nos ajuda a transpor barreiras para abrir nossos negócios. 

Valores que passam de geração para geração

Quando crescemos numa família empreendedora nossa percepção de risco se altera e começamos desde cedo a ver de forma natural a possibilidade de sermos independentes e não 'reféns' da carteira assinada.

Pais que atuam por conta própria tendem a ensinar valores empresariais para os filhos, como por exemplo:

  • investir
  • fazer e administrar o próprio dinheiro
  • planejar e estabelecer metas
  • ser proativo
  • mostrar que as falhas podem se transformar em oportunidades de melhoria
  • assumir riscos
  • tentar coisas novas
  • perceber os benefícios e as responsabilidades da independência profissional

A transmissão desses valores de 'pai para filho' nos encoraja a pensar de forma realizadora. Quando acreditamos que somos capazes de construir nossa própria empresa, de fato, já estamos pensando como empreendedores.

Arquivo med_914c8cab7dc3d3b5678cf3e97e568cef.jpg

Atitudes que inspiram

Caso Comentado:

Sr. João* sustentava a sua família vendendo pastéis nas feiras-livres de Curitiba. Durante quase 20 anos esta foi a sua única fonte de renda. Apesar das dificuldades, investir na educação dos filhos sempre foi uma prioridade. Assim que seu filho mais velho concluiu a faculdade de Tecnologia da Informação, ao contrário do esperado, o jovem decidiu dar continuidade ao negócio da família, porém, de modo diferenciado: desenvolveu um aplicativo de entregas e ampliou as opções de produtos, o que significou um salto significativo no faturamento da empresa. Atualmente, a Pastelnet* vende mais de 5000 unidades mês e emprega 10 funcionários e, em breve, abrirá franquias.

*nomes fictícios

Conclusão

Replicar modelos bem sucedidos agregando criatividade, disciplina e inovação aumentam as chances de sucesso nos negócios.

E você, tem algum case empresarial que gostaria de compartilhar? Escreva para mim!

Até a próxima!

» Leia Agora: Imóveis: o alto custo da especulação imobiliária

Nossa missão é contribuir para o sucesso financeiro e pessoal dos nossos clientes.

Grupo G9 Investimentos - Consultores Associados