O empreendedorismo e a influência familiar
É na família que o indivíduo começa o seu desenvolvimento e molda sua personalidade, negociando suas primeiras experiências afetivas, interpessoais e educacionais.
Seguir exemplos de familiares/amigos empreendedores que admiramos e temos como referência no mundo empresarial nos ajuda a transpor barreiras para abrir nossos negócios.
Valores que passam de geração para geração
Quando crescemos numa família empreendedora nossa percepção de risco se altera e começamos desde cedo a ver de forma natural a possibilidade de sermos independentes e não 'reféns' da carteira assinada.
Pais que atuam por conta própria tendem a ensinar valores empresariais para os filhos, como por exemplo:
- investir
- fazer e administrar o próprio dinheiro
- planejar e estabelecer metas
- ser proativo
- mostrar que as falhas podem se transformar em oportunidades de melhoria
- assumir riscos
- tentar coisas novas
- perceber os benefícios e as responsabilidades da independência profissional
A transmissão desses valores de 'pai para filho' nos encoraja a pensar de forma realizadora. Quando acreditamos que somos capazes de construir nossa própria empresa, de fato, já estamos pensando como empreendedores.
Atitudes que inspiram
Caso Comentado:
Sr. João* sustentava a sua família vendendo pastéis nas feiras-livres de Curitiba. Durante quase 20 anos esta foi a sua única fonte de renda. Apesar das dificuldades, investir na educação dos filhos sempre foi uma prioridade. Assim que seu filho mais velho concluiu a faculdade de Tecnologia da Informação, ao contrário do esperado, o jovem decidiu dar continuidade ao negócio da família, porém, de modo diferenciado: desenvolveu um aplicativo de entregas e ampliou as opções de produtos, o que significou um salto significativo no faturamento da empresa. Atualmente, a Pastelnet* vende mais de 5000 unidades mês e emprega 10 funcionários e, em breve, abrirá franquias.
*nomes fictícios
Conclusão
Replicar modelos bem sucedidos agregando criatividade, disciplina e inovação aumentam as chances de sucesso nos negócios.
E você, tem algum case empresarial que gostaria de compartilhar? Escreva para mim!
Até a próxima!