Boas ideias valem dinheiro!
Sempre que alguém me pergunta se é possível empreender sem ter dinheiro a resposta é a mesma:
Sim! Basta ter uma boa idéia e saber COMO e PARA QUEM apresentá-la.
Isso mesmo! Fácil assim.
Minha experiência como consultor mostrou que homens e mulheres agem de maneiras complemente diferentes na hora de empreender e investir. Em comum, apenas uma coisa: o medo de perder dinheiro.
Ocorre que a maioria das pessoas tem medo de correr riscos, ainda mais quando há dinheiro envolvido. Na realidade, muito mais do que o prejuízo financeiro, elas temem ter que enfrentar o "espelho". Até aí nenhuma surpresa, considerando que a sociedade nos cobra perfeição e sucesso 24 horas por dia... ou você já viu histórias de fracasso nas redes sociais?
Isso nos permite uma reflexão:
O que teria sido das maiores empresas do mundo caso seus fundadores tivessem tido medo de arriscar? De investir? De falhar ou de perder dinheiro?
Certo é que no mundo dos negócios MEDO e SUCESSO raramente andam lado a lado.
Como já dissemos em outras ocasiões, pensar que correr riscos é uma exclusividade de quem investe ou deseja empreender é um grande engano. Correr riscos faz parte da nossa vida. Sendo assim, aqui vai uma dica:
Isso não significa que não é preciso agir com responsabilidade e bom senso, muito pelo contrário! Afinal, disciplina, capacitação e planejamento aumentam sensivelmente as chances de sucesso de qualquer negócio (para satisfazer os mais supersticiosos vamos admitir que um pouquinho de 'sorte' também não faz mal a ninguém), porém sem esquecer que tão importante quanto querer é FAZER!
É possível fazer fortuna com imóveis
Uma das formas mais fáceis de fazer dinheiro é atuando no mercado imobiliário. Ao contrário do que muitos imaginam é possível faturar alto neste mercado sem ter nenhum centavo.
Como em qualquer profissão o sucesso neste ramo é uma questão de habilidade e do dom de fazer aquilo que os outros também fazem, porém, de uma forma especial. A capacidade de identificar oportunidades realmente lucrativas dificilmente se aprende em cursinhos genéricos. É preciso ir além, ou seja, estar no lugar certo, na hora certa e com as pessoas certas.
Definitivamente não é preciso ter dinheiro algum para fazer um bom negócio, principalmente no ramo imobiliário.
A falta momentânea de dinheiro não é motivo para não levarmos nossos sonhos adiante
De fato, sempre que uma idéia realmente boa é apresentada de forma adequada e para as pessoas certas há grandes chances dela 'sair do papel'.
Todos os dias projetos excelentes deixam de acontecer simplesmente devido a falha da 'embalagem'. Em outras palavras: um Plano de Negócios bem elaborado, tecnicamente desenvolvido e capaz de demonstrar a viabilidade econômica de um produto/serviço faz toda a diferença. Vale o investimento!
E quando não houver recursos para tocar o projeto sozinho, lembre-se:
Mais vale ser dono de parte de um negócio real e lucrativo do que de um sonho inteiro.
Pense nisso!
Até a próxima.
» Leia Agora: Empreendedorismo: saiba como escolher entre o comércio e a prestação de serviços