Biblioteca

Boas ideias valem dinheiro!

Sempre que alguém me pergunta se é possível empreender sem ter dinheiro a resposta é a mesma:

Sim! Basta ter uma boa idéia e saber COMO e PARA QUEM apresentá-la.

Isso mesmo! Fácil assim.

Minha experiência como consultor mostrou que homens e mulheres agem de maneiras complemente diferentes na hora de empreender e investir. Em comum, apenas uma coisa: o medo de perder dinheiro.

Ocorre que a maioria das pessoas tem medo de correr riscos, ainda mais quando há dinheiro envolvido. Na realidade, muito mais do que o prejuízo financeiro, elas temem ter que enfrentar o "espelho". Até aí nenhuma surpresa, considerando que a sociedade nos cobra perfeição e sucesso 24 horas por dia... ou você já viu histórias de fracasso nas redes sociais?

Isso nos permite uma reflexão:

O que teria sido das maiores empresas do mundo caso seus fundadores tivessem tido medo de arriscar? De investir? De falhar ou de perder dinheiro?

Certo é que no mundo dos negócios MEDO e SUCESSO raramente andam lado a lado.

Como já dissemos em outras ocasiões, pensar que correr riscos é uma exclusividade de quem investe ou deseja empreender é um grande engano. Correr riscos faz parte da nossa vida. Sendo assim, aqui vai uma dica:

O primeiro passo para o sucesso é não ter medo dele, pois para vencer é preciso coragem para arriscar.

Isso não significa que não é preciso agir com responsabilidade e bom senso, muito pelo contrário! Afinal, disciplina, capacitação e planejamento aumentam sensivelmente as chances de sucesso de qualquer negócio (para satisfazer os mais supersticiosos vamos admitir que um pouquinho de 'sorte' também não faz mal a ninguém), porém sem esquecer que tão importante quanto querer é FAZER!

Arquivo med_f9e892ccfe8d169b9dc8b5a05f07f119.jpg

É possível fazer fortuna com imóveis

Uma das formas mais fáceis de fazer dinheiro é atuando no mercado imobiliário. Ao contrário do que muitos imaginam é possível faturar alto neste mercado sem ter nenhum centavo.

Como em qualquer profissão o sucesso neste ramo é uma questão de habilidade e do dom de fazer aquilo que os outros também fazem, porém, de uma forma especial. A capacidade de identificar oportunidades realmente lucrativas dificilmente se aprende em cursinhos genéricos. É preciso ir além, ou seja, estar no lugar certo, na hora certa e com as pessoas certas.

Definitivamente não é preciso ter dinheiro algum para fazer um bom negócio, principalmente no ramo imobiliário.

A falta momentânea de dinheiro não é motivo para não levarmos nossos sonhos adiante

De fato, sempre que uma idéia realmente boa é apresentada de forma adequada e para as pessoas certas há grandes chances dela 'sair do papel'.

Todos os dias projetos excelentes deixam de acontecer simplesmente devido a falha da 'embalagem'. Em outras palavras: um Plano de Negócios bem elaborado, tecnicamente desenvolvido e capaz de demonstrar a viabilidade econômica de um produto/serviço faz toda a diferença. Vale o investimento!

E quando não houver recursos para tocar o projeto sozinho, lembre-se:

Mais vale ser dono de parte de um negócio real e lucrativo do que de um sonho inteiro.

Pense nisso!

Até a próxima.

» Leia Agora: Pensando em abrir uma empresa? Uma reflexão sobre os valores fundamentais de um negócio

Nossa missão é contribuir para o sucesso financeiro e pessoal dos nossos clientes.

Grupo G9 Investimentos - Consultores Associados