Biblioteca

Os 10 mandamentos do sucesso financeiro

Já pensou em curtir a vida sem ter que se preocupar com dinheiro? Atitudes simples podem tornar isso possível, afinal não há limites quando se tem disciplina e força de vontade.

A Independência Financeira não é algo exclusivo dos ganhadores da loteria ou dos herdeiros das grandes fortunas, tampouco é uma questão de sorte ou casualidade como já dissemos neste site em outras oportunidades (Independência Financeira: mitos e verdades).

Desta vez falaremos sobre hábitos e comportamentos que estão ao alcance de todos que desejam realizar este sonho. Confira!

1) Gaste menos do que recebe

Essa condição essencial  - embora óbvia - é sem dúvida a regra mais desrespeitada de todas e pode ser considerada a origem dos problemas financeiros em 99% dos casos.

De modo geral, a maioria das pessoas tem dificuldade para viver de acordo com a sua realidade e acaba cometendo excessos. Some-se a isso erros como o descontrole orçamentário e a incorporação dos limites dos cartões de crédito, do cheque-especial e dos empréstimos pessoais ao orçamento, o que pode torná-las superendividadas, ou seja: reféns dos juros, das dívidas e da falta de dinheiro.

Por outro lado, aqueles que conseguem sair deste ciclo negativo logo percebem que economizar é sinônimo de qualidade de vida e passam a fazer disto um hábito.

2) Corte gastos supérfluos

Definir o que é supérfluo é algo muito pessoal, pois o que para uns pode parecer uma futilidade, para outros pode representar um objetivo de vida. Sendo assim, cada um deve buscar essa resposta intimamente e de forma racional.

O fato é que - se investidas de forma correta e com propósitos específicos - com o passar do tempo as economias geradas a partir do corte de gastos supérfluos podem surpreender e ajudar na realização de sonhos.

Arquivo med_cd260750b73413d4732e77e3c9f5aee3.jpg

3) Poupe sempre! 

Poupar é sem dúvida a base do processo de Independência Financeira. Ainda que cada etapa da nossa vida possua metas e objetivos diferentes, é imprescindível que este hábito sempre esteja presente, pois somente desta forma é que conseguiremos acumular recursos suficientes para atingir nossos objetivos financeiros de curto, médio e longo prazo.

4) Pague-se primeiro

Devemos aplicar o dinheiro imediatamente após o recebimento, poupando o máximo possível. Desta forma colocaremos o poder dos juros compostos e do planejamento de longo prazo a nosso favor, o que será extremamente recompensador.

Infelizmente muitas pessoas gastam tudo sem reservar uma parte para emergências e investimentos. Resultado: ficam eternamente dependentes dos salários.

5) Invista certo

Devemos priorizar nossos investimentos em bens capazes de gerar receitas adicionais (ativos reais), deste modo – além de ficarmos menos vulneráveis economicamente – estaremos favorecendo o crescimento do nosso patrimônio e diminuindo nossa dependência do trabalho remunerado.

A aquisição de bens de estilo de vida (falsos ativos), tais como imóveis para moradia e lazer, veículos de passeio, etc, deve ser cuidadosamente planejada (preferencialmente à vista ou sem juros!) para não comprometer a reservas.

6) Antecipe Cenários

Para alcançar a Independência Financeira é preciso ser capaz de identificar oportunidades de negócio realmente lucrativas e ainda, compreender o que é risco. Em muitos casos isso irá demandar ousadia e sacrifícios temporários. Quem tem esse objetivo não pode ficar restrito ao “feijão com arroz” dos investimentos ou seguir palpites e "achismos" de pessoas despreparadas ou que têm algum tipo de interesse ou benefício com as nossas decisões. É imprescindível estar constantemente bem informado e atento às tendências. Estudar não tem contra-indicação!

7) Valorize as pequenas conquistas

Uma característica comum às pessoas que alcançam a Independência Financeira é o sentimento de realização a cada conquista. É preciso comemorar e ser otimista. Não importa a dimensão cada passo tem um papel fundamental no processo. Valorizar os pequenos progressos e fazer deles um estímulo para superar os próximos desafios é uma vitamina essencial.

8) Proteja sua família e seus bens

Seguros são investimento! Regra básica, porém 'ignorada' pela maioria das pessoas no Brasil. Ora, não faz sentido passar anos construindo um patrimônio relevante e "esquecer" de protegê-lo de roubos, acidentes, incêndios, desastres naturais, etc. Vale lembrar que o custo do seguro costuma ser baixo, ainda mais se comparado ao risco que você deixa de correr. Pense nisso!

Invista em seguros. Jamais deixe sua familia e seu patrimônio desprotegidos!

9) Não basta sonhar. É preciso planejar e agir!

Tão importante quanto estabelecer metas é segui-las. É preciso disciplina para não “sair do caminho”, mesmo quando o objetivo parecer impossível de ser alcançado.

A sugestão é definir metas de curto, médio e longo prazo. Em seguida, fixar valores para cada uma delas.

10) Use o TEMPO a seu favor

O TEMPO é o ativo mais valioso que temos. Fazer dele um aliado é fundamental para conquistarmos nossos objetivos. Qualidade de vida não pode ficar para depois.

Até a próxima!

» Leia Agora: Gestão financeira de clínicas e consultórios médicos e odontológicos

Nossa missão é contribuir para o sucesso financeiro e pessoal dos nossos clientes.

Grupo G9 Investimentos - Consultores Associados