Biblioteca

Imóveis: sempre é hora de comprar terrenos

Uma sugestão de investimento com grande potencial de valorização para os próximos anos é a compra de terrenos em zonas estruturais, comerciais e de serviços. Nas principais cidades brasileiras este tipo de imóvel já está em falta e as raras unidades restantes têm sido objeto de disputas acirradas entre os Players da Construção Civil do país, elevando o valor de mercado à patamares jamais vistos.

Comprar terrenos é um excelente negócio! Uma opção atemporal de investimento.

Outra vantagem destes ativos é a possibilidade de o investidor atuar como permutante numa futura incorporação ou, simplesmente, manter o imóvel em carteira até que atinja o target-price de venda.

CASO COMENTADO

Recentemente, um terreno de 2.200,00m2 localizado numa zona de serviços da região sul de Curitiba, que em 2007 estava avaliado por R$380mil, foi vendido para uma construtora por 1,3 milhão, ou seja: uma valorização superior a 300% em apenas 3 anos.

Segundo o gerente de negócios da empresa compradora, a negociação foi totalmente favorável ao proprietário do imóvel que - sabendo da escassez de terrenos com características similares naquela região – pôde escolher para quem vendê-lo:

- “Se demorássemos mais, perderíamos o negócio”, afirmou ele.

RESIDENCIAL X COMERCIAL

Um aspecto relevante a ser considerado pelo investidor interessado neste tipo de produto é o relativo a quantidade de lançamentos residenciais em comparação aos destinados ao segmento comércio/serviços. Em número bem menor, os empreendimentos comerciais costumam apresentar rentabilidade final muito superior aos residenciais, podendo, inclusive, ser uma interessante alternativa de renda complementar para o investidor (carteira de locação comercial). Em parte, isto se deve a característica objetiva destes projetos, que reduz sensivelmente o tempo de obra e favorece a economia em escala durante a construção.

Outra vantagem de investir em terrenos está nas opções de negociação do imóvel. Não são raros os casos onde o proprietário / pool é chamado para atuar em conjunto com a incorporadora, participando diretamente do empreendimento, sendo remunerado pelo ganho de capital decorrente da diminuição da imobilização de recursos próprios e da manutenção do fator de liquidez do construtor, além do percentual de permuta por área construída a preço de custo.

'PENEIRAR' IMÓVEIS ANTIGOS

Quando se fala em investir em terrenos é importante que fique claro que dificilmente as boas opções em termos de preço e dimensões serão encontradas em estado natural (baldios), daí a necessidade do investidor avaliar a compra de imóveis antigos e sem restrições de demolição, cuja unificação viabilize a realização de empreendimentos. Por fim, vale prestar muita atenção no tocante à regularidade ambiental destes imóveis. Ademais, é só esperar o tempo passar.

Bons negócios!

» Leia Agora: Alugar ou financiar um imóvel? Separamos 7 dicas que poderão ajudar nesta decisão. Confira!

Nossa missão é contribuir para o sucesso financeiro e pessoal dos nossos clientes.

Grupo G9 Investimentos - Consultores Associados