Biblioteca

Independência Financeira: mitos e verdades

Recentemente recebi um e-mail de um leitor perguntando se quem é funcionário público pode ser considerado financeiramente independente. A resposta pode parecer simples, mas depende de algumas considerações.

ESTAR é diferente de SER

Primeiro, precisamos entender o que significa ser financeiramente independente.

Muitas pessoas se consideram financeiramente independentes por receberem salários superiores a sua média mensal de despesas, mas não é bem assim. É preciso analisar também se esta condição é temporária ou definitiva, bem como qual a representatividade da renda ativa (salário) no total de receitas.

Por exemplo:

Alguém só será financeiramente independente caso consiga manter as contas em dia para sempre sem depender de salário (renda ativa). Enquanto isso não ocorrer não há independência financeira.

Arquivo med_7b691262eb4c96d301f085e4aae5701f.jpg

Independência Financeira por Definição

É quando a soma das nossas receitas (passiva + portfólio) é superior ao custo fixo mensal médio de forma vitalícia. Isso significa que a renda ativa (aquela que depende da atividade profissional) assume caráter de receita complementar e, portanto, se torna opcional.

De forma bastante simplificada esse conceito pode ser expresso pela seguinte equação:

Independência Financeira = Receita (Passiva + Portfólio) > Custo Fixo Mensal

Esta relação nos permite dizer que - mesmo que uma pessoa perca o seu emprego e fique sem salário (renda ativa) - suas demais fontes de renda (passiva e portfólio) serão suficientes para manter o seu estilo de vida para sempre.

Obviamente que fatores como a inflação, aumento do custo de vida, longevidade, perda do poder aquisitivo, etc, também precisam ser analisados. Entretanto, tecnicamente é possível considerar alguém nestas condições financeiramente independente, qualquer que seja a sua atividade profissional.

Por fim, é sempre bom lembrar que não basta apenas gastar menos do que se recebe. É fundamental saber multiplicar as economias. Mas sobre isso conversaremos em outras oportunidades.

Bons investimentos!

» Leia Agora: Pensando em abrir uma empresa? Uma reflexão sobre os valores fundamentais de um negócio

Nossa missão é contribuir para o sucesso financeiro e pessoal dos nossos clientes.

Grupo G9 Investimentos - Consultores Associados