Biblioteca

Cartão de Crédito: facilidade que pode custar caro

Para muitas pessoas cartão de crédito é sinônimo de status. Talvez por isso escolham o cartão mais pela aparência do que pelas verdadeiras vantagens que este meio de pagamento pode oferecer.

Atenção: limite alto nem sempre é uma boa

Escolher um cartão somente em função do valor da anuidade não é uma boa decisão. O mesmo vale em relação ao limite de crédito oferecido pelo agente financeiro. Quem observa apenas estes aspectos acaba deixando de lado outros pontos fundamentais que podem gerar incômodos (e prejuízos!) futuros.

Além do limite e do valor da anuidade é fundamental optar por uma empresa comprovadamente idônea e que cobre os menores encargos financeiros (que na prática são as taxas de juros mensais e anuais incidentes sobre saques e financiamentos) e cujo valor das tarifas pelo uso de serviços adicionais (ex: saques-cash no Brasil e no exterior, seguros, cartões adicionais, uso acima do limite, assistência, reposição, etc), seja justo.

Além disso é importante avaliar os aspectos operacionais da administradora, tais como: abrangência, qualidade de atendimento, satisfação dos clientes, clareza das faturas, segurança e políticas de fidelização.

Somente após analisar cuidadosamente o panorama financeiro é que o futuro cliente deverá considerar os eventuais benefícios (ex: premiações, descontos promocionais, participação em programas de milhagem, etc), afinal, a relação com a empresa escolhida pode se transformar num 'casamento'.

Arquivo med_2665d155b57faadd7e91a3701efee7e5.jpg

Vantagens e Desvantagens

Sem dúvida que a comodidade de uso aliada à segurança de poder comprar sem a necessidade de portar dinheiro em espécie independente da moeda local (como no caso dos cartões com abrangência internacional) figuram entre os principais pontos positivos dos cartões de crédito. Além disso, a possibilidade de parcelamento e de escolha da data de vencimento das faturas também são vantagens significativas para quem costuma pagar suas contas em dia e que muitas vezes precisa dar um jeito de “esticar” o orçamento.

Outro diferencial deste meio de pagamento é o uso para fins programados, como para aquisição de produtos e artigos pré-definidos, de maior valor e cujo preço à vista ou a prazo é o mesmo. Nestas ocasiões o cliente poderá analisar o melhor período para efetuar a compra (com base na data de vencimento do cartão), definir o percentual do limite de crédito que irá dispor, o número de parcelas adequado ao seu orçamento pessoal que não prejudique a sua capacidade de poupança mensal, além, é claro, da segurança de não precisar transitar com valores em dinheiro vivo.

Entretanto, é preciso lembrar que comodidade pode custar caro.

Muito cuidado com o CET

Uma atenção especial deve ser dada ao CET (Custo Efetivo Total) que incide sobre os saques e que - em alguns casos - pode superar os 300% ao ano. O mesmo se aplica à taxa de juros cobrada sobre o saldo financiado (que pode ultrapassar os 10% ao mês!) e que também varia significativamente de uma empresa para outra.

Esta é a principal armadilha do uso indiscriminado do cartão de crédito e que atinge – principalmente - os usuários financeiramente indisciplinados, ou seja: aqueles que gastam além das suas possibilidades e que têm por hábito pagar apenas o valor mínimo das faturas. Nestes casos, os juros cobrados sobre as dívidas atrasadas e/ou parceladas são os maiores do mercado, o que pode tornar a situação insustentável em curtíssimo prazo.

Benefícios

Existem diversas maneiras de usar o cartão de crédito de forma racional e segura, inclusive, podendo fazer dele um forte aliado em situações imprevistas e que demandam despesas emergenciais, tais como: internamentos, compra de medicamentos, depósitos caução, transporte, acomodação provisória ou até mesmo para a melhoria da conduta financeira do usuário, seja em períodos de reestruturação orçamentária ou em simples casos de antecipação de receita sem prejuízo às reservas e aplicações existentes.

Saber usar o cartão também pode significar economia

Já pensou em trocar os pontos acumulados por produtos, serviços, passagens aéreas e estadias? Sim, isso é possível!

Alguns cartões oferecem este benefício aos clientes, que podem trocar os pontos acumulados em milhas, hospedagens ou até mesmo em produtos e serviços do seu interesse, o que na prática acaba sendo uma forma alternativa de fazer economia.

Dicas Finais

Para quem quer se proteger das armadilhas do uso indevido do cartão de crédito aqui vão algumas dicas finais:

  • pague suas faturas em dia;

  • pague sempre o valor integral, se não for possível busque imediatamente outros recursos para quitar a sua dívida (ex: crédito pessoal);

  • não incorpore o limite do cartão ao orçamento pessoal/doméstico;

  • evite contratar os empréstimos pré-aprovados oferecidos pelo seu cartão, principalmente para o pagamento de dívidas;

  • não utilize o cartão de crédito para o pagamento de despesas de consumo imediato (ex: alimentação, lazer, combustível, supermercado, etc);

  • mantenha sempre uma cópia do seu cartão e do contrato em local seguro e de fácil acesso para situações de emergência;

  • nunca deixe senhas ou outros códigos junto ao seu cartão ou em locais que possam oferecer algum risco;

  • antes de viajar comunique a administradora do seu cartão para evitar possíveis bloqueios e forneça endereços para onde um novo cartão poderá ser enviado em caso de perda/extravio;

  • tenha consigo os números de telefone da administradora do cartão para chamadas internacionais;

  • ao disponibilizar cartões para dependentes - principalmente quando estes forem menores de idade - estabeleça limites baixos.

Por fim, vale lembrar que o uso do cartão de crédito deve ser racional e justificável, independente de pressões comerciais. Além disso, é fundamental que o usuário esteja consciente dos riscos financeiros envolvidos, bem como dos seus direitos enquanto consumidor.

Crédito consciente é sinônimo de qualidade de vida.

Boas compras!

» Leia Agora: Alugar ou comprar um imóvel? Conheça as perguntas mais freqüentes

Nossa missão é contribuir para o sucesso financeiro e pessoal dos nossos clientes.

Grupo G9 Investimentos - Consultores Associados