Pensando em abrir uma empresa? Uma reflexão sobre os valores fundamentais de um negócio
Quem nunca sonhou em ser dono do próprio negócio: não ter que cumprir horários, definir o quê e como fazer, não estar subordinado à ninguém, gerenciar pessoas, elaborar estratégias, fazer investimentos, ter ganhos generosos, ser insubstituível... (será que alguém é insubstituível?)
São tantos prós que falando assim até parece fácil, mas na prática...
CASO COMENTADO
Durante um curso de pós-doutorado numa conceituada universidade da Inglaterra um experiente professor de Gestão de Pessoas - acostumado a treinar executivos das maiores e mais importantes empresas do mundo - propôs à uma pequena e seleta turma de estudantes a seguinte dinâmica:
Durante 30 dias, de forma anônima, todos os alunos teriam que "experimentar" suas empresas sob três aspectos:
1º Como Clientes:
Avaliando a qualidade do atendimento ao cliente oferecido pela companhia (desde um simples contato telefônico para informações sobre os produtos/serviços até a tentativa de agendamento de uma reunião com a gerência).
2º Como Funcionários:
Atuando como funcionários comuns (estes dos chamados ‘escalões inferiores’, comumente menosprezados, sem voz ou direito de opinião e cuja importância do trabalho só é sentida pela ausência).
3º Como Investidores:
Procurando ver se os valores e a missão da empresa estavam claros tanto para a sociedade quanto para aqueles que trabalham nela, justificando investimentos.
Animados com o desafio os "superalunos" logo deram início a tarefa.
30 dias depois...
Conforme planejado trinta dias se passaram e os estudantes se reuniram para relatar suas experiências. Foi nesse momento que a verdadeira lição começou a ser aprendida.
Resumidamente, as conclusões dos executivos foram as seguintes:
1º Como Clientes:
TODOS REPROVARAM A QUALIDADE DE ATENDIMENTO
Ao abrirem mão dos canais de acesso privilegiados todos ficaram decepcionados com o tratamento dado aos clientes. A partir daí, foi consenso que a imagem positiva de uma empresa junto aos clientes é a melhor estratégia de marketing.
2º Como Funcionários:
TODOS SE MOSTRARAM DESCONTENTES COM O AMBIENTE DE TRABALHO
Sem regalias e vivendo na pele o dia-a-dia daqueles que literalmente "põem a mão na massa" e fazem acontecer, os executivos viram a importância de se dar valor a qualquer pessoa dentro de uma organização, pois – independente do cargo ou da função - todos têm um papel fundamental no processo.
3º Como Investidores:
TODOS AFIRMARAM QUE NÃO INVESTIRIAM NAS COMPANHIAS ONDE TRABALHAVAM
Definitivamente esta foi a opinião consensual mais intrigante do curso.
Diante dos resultados, o professor afirmou:
"- Descuidar dos valores de uma empresa faz com que os clientes deixem de acreditar nela."
Boa reflexão!
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