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Pensando em abrir uma empresa? Uma reflexão sobre os valores fundamentais de um negócio

Quem nunca sonhou em ser dono do próprio negócio: não ter que cumprir horários, definir o quê e como fazer, não estar subordinado à ninguém, gerenciar pessoas, elaborar estratégias, fazer investimentos, ter ganhos generosos, ser insubstituível... (será que alguém é insubstituível?)

São tantos prós que falando assim até parece fácil, mas na prática...

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CASO COMENTADO

Durante um curso de pós-doutorado numa conceituada universidade da Inglaterra um experiente professor de Gestão de Pessoas - acostumado a treinar executivos das maiores e mais importantes empresas do mundo - propôs à uma pequena e seleta turma de estudantes a seguinte dinâmica:

Durante 30 dias, de forma anônima, todos os alunos teriam que "experimentar" suas empresas sob três aspectos:

1º Como Clientes:

Avaliando a qualidade do atendimento ao cliente oferecido pela companhia (desde um simples contato telefônico para informações sobre os produtos/serviços até a tentativa de agendamento de uma reunião com a gerência).

2º Como Funcionários:

Atuando como funcionários comuns (estes dos chamados ‘escalões inferiores’, comumente menosprezados, sem voz ou direito de opinião e cuja importância do trabalho só é sentida pela ausência).

3º Como Investidores:

Procurando ver se os valores e a missão da empresa estavam claros tanto para a sociedade quanto para aqueles que trabalham nela, justificando investimentos.

Animados com o desafio os "superalunos" logo deram início a tarefa.

30 dias depois...

Conforme planejado trinta dias se passaram e os estudantes se reuniram para relatar suas experiências. Foi nesse momento que a verdadeira lição começou a ser aprendida.

Resumidamente, as conclusões dos executivos foram as seguintes:

1º Como Clientes:

TODOS REPROVARAM A QUALIDADE DE ATENDIMENTO

Ao abrirem mão dos canais de acesso privilegiados todos ficaram decepcionados com o tratamento dado aos clientes. A partir daí, foi consenso que a imagem positiva de uma empresa junto aos clientes é a melhor estratégia de marketing.

2º Como Funcionários:

TODOS SE MOSTRARAM DESCONTENTES COM O AMBIENTE DE TRABALHO

Sem regalias e vivendo na pele o dia-a-dia daqueles que literalmente "põem a mão na massa" e fazem acontecer, os executivos viram a importância de se dar valor a qualquer pessoa dentro de uma organização, pois – independente do cargo ou da função - todos têm um papel fundamental no processo.

3º Como Investidores:

TODOS AFIRMARAM QUE NÃO INVESTIRIAM NAS COMPANHIAS ONDE TRABALHAVAM

Definitivamente esta foi a opinião consensual mais intrigante do curso.

Diante dos resultados, o professor afirmou:

"- Descuidar dos valores de uma empresa faz com que os clientes deixem de acreditar nela."

Boa reflexão!

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Comentários

  1. Posso dizer que desde o inicio do curso pude tirar essas conclusões sobre o meu próprio negócio e hoje sei por onde começar a agir para melhorar.

    Mattheus Jose Henrique Feldhaus
    Convênio: SENAI Curitiba - Boqueirão 2017

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