Biblioteca

Startups: o próximo unicórnio pode ser seu!

Ainda que muitos acreditem que é praticamente impossível criar algo que ainda não tenha sido inventado, todos os dias o mundo conhece um novo unicórnio* e o seu criador bilionário. 

De aplicativos para celular a veículos não tripulados, o momento nunca esteve tão favorável àqueles que dão asas à imaginação e sonham alto.

A revolução digital

Embora a Humanidade continue muito atrasada em termos de desenvolvimento humano e espiritual, não se pode negar que nas últimas décadas observamos um avanço tecnológico sem precedentes. Em todas as áreas surgiram novos produtos e serviços que se tornaram essenciais, muitos deles em meio digital e a partir de pequenos investimentos.

Por exemplo:

Na década de 1990 quem imaginaria que um dia iria poder postar textos, fotos e vídeos em redes sociais como Facebook, Instagram e Twitter ou pedir comida por aplicativos? Provavelmente, ninguém! Afinal, era o início da telefonia móvel e nada disso havia sido inventado, sem contar que a internet ainda estava dando os primeiros passos e era vista com desconfiança por muitos.

O que dizer a respeito dos smart phones, carros elétricos, drones, armazenamento de dados em nuvens, criptomoedas, etc? Há muito pouco tempo tudo isso só existia nos filmes de ficção.

Arquivo med_c974a14350f0b852a1de763c08390e2b.jpg

Startups: modelo de negócio

Regra geral, as startups surgem de ideias simples, baseadas em modelos inovadores de produtos e serviços que fazem sentido na vida das pessoas e não se resumem a negócios relacionados à tecnologia, embora a inovação seja um diferencial deste modelo de negócio.

Algumas startups têm grande potencial e podem se transformar em excelentes negócios da noite para o dia, mas isso está longe de ser uma regra. Então, vale a pena estudar muito bem antes de tomar uma decisão que ponha em risco as suas suadas economias.

Listamos a seguir alguns aspectos que podem ajudar nesta análise:

  • Bons negócios são inovadores
  • Bons negócios são sustentáveis
  • Bons negócios são objetivos
  • Bons negócios facilitam a vida das pessoas
  • Bons negócios possibilitam ganhos em escala
  • Bons negócios geram receitas recorrentes
  • Bons negócios podem ser multiplicados (redes)
  • Bons negócios podem ser VENDIDOS!

É claro que existem muitas outras características importantes, mas estas já nos permitem enxergar mais além e avaliar as chances de sucesso da empreitada.

Por que tantas startups não decolam?

Via de regra as startups enfrentam os mesmos problemas das empresas tradicionais, principalmente falta de dinheiro e de planejamento. 

Negócios inovadores costumam ter grande dificuldade de enquadramento na legislação, ainda mais quando as atividades, produtos ou serviços dependem de regulação prévia do poder público, o que torna o retorno do investimento imprevisívelAlém disso, muitas vezes o modelo de negócio ainda não está claro o suficiente para atrair investidores e sem capital de terceiros a continuidade do projeto torna-se inviável. Some-se a isso a dificuldade de acesso às incubadoras, os conflitos de interesse entre fundadores e investidores 'anjo', a falta de estrutura física e de pessoal, dentre outros desafios.

Por tudo isso muitas pessoas desistem dos seus sonhos sem ao menos tentar. 

Empreender vale muito a pena!

Apesar dos riscos, empreender vale muito a pena! A diferença está em SABER FAZER.

Por isso é fundamental entender o negócio e conhecer os riscos envolvidos antes de investir, afinal, prudência não tem contraindicação.

Concursos e Programas para Startups

Para aqueles que já estão mais estruturados e precisam apenas de uma 'ajudinha' extra para alavancar os negócios uma ótima opção é participar de concursos e programas em incubadoras e entidades de fomento, ou ainda, em eventos realizados por investidores anjos. Existem diversas modalidades, tanto nacionais quanto internacionais.

No site Finep.gov.br você pode encontrar mais informações.

Por fim, vale lembrar que a falta de dinheiro não é justificativa para não empreender, ainda mais em plena Era Digital. Basta apresentar um projeto da maneira correta e para as pessoas certas e as chances de sucesso aumentarão muito, lembrando que boas ideias - por si só - valem dinheiro, como dissemos neste site em outras oportunidades.

Bons negócios!

*Unicórnio: Termo utilizado para denominar um negócio extremamente bem sucedido e de gigantesco valor comercial.

» Leia Agora: Empreendedorismo: Chaplin - Self Storage e Coworking

Nossa missão é contribuir para o sucesso financeiro e pessoal dos nossos clientes.

Grupo G9 Investimentos - Consultores Associados