Biblioteca

Centros Comerciais: construção rápida, barata e muito lucrativa

Para quem dispõe de recursos e deseja investir em Construção Civil, mas quer algo diferente das casas populares, existe uma alternativa inúmeras vezes mais rentável e fácil de ser implantada, seja para venda ou locação: os centros comerciais.

A construção de Centros Comerciais

De galpões pré-moldados à modernas estruturas em steel-frame, esse tipo de obra costuma ser rápida, barata e simples de ser implantada, o que faz dela uma excelente opção de produto para carteira imobiliária, além de uma alternativa com potencial vitalício de renda passiva (carteira de locação). 

Por poderem ser construídos em terrenos de diversas dimensões, os centros comerciais estão ao alcance dos pequenos investidores. Outra grande vantagem é que normalmente os projetos são passíveis de repetição, o que reduz custos e aumenta a lucratividade.

Ainda em relação aos projetos uma atenção especial deverá ser dada a questão das áreas de estacionamento, pois – em alguns casos – dependendo do zoneamento, essa será a diferença entre a liberação ou não do alvará de construção. Nos empreendimentos centrais e de pequeno porte, por exemplo, muitas vezes a exploração do estacionamento compensa a eventual redução do número de lojas.

Arquivo med_ba2b8f5ee85ae65be380b59f1e8a9b75.jpg

Ponto Comercial (fundo de comércio)

Desenvolvidos para atender nichos específicos (ex: logística, veículos, equipamentos, indústria, saúde, dentre outros) ou o mix de varejo tradicional (ex: serviços, lazer, vestuário, utilidades, eletros, casa, etc) os outlets adquirem uma valorização adicional: o fundo de comércio. A presença de lojas âncora contribui para a solidez do negócio atraindo mais interessados, garantindo o fluxo de consumidores.

Fundos de Investimento

Este tipo de ativo está cada dia mais na 'mira' dos fundos imobiliários. A grande vantagem é a possibilidade do investidor poder adquirir cotas de um ou mais ativos administrados pelo fundo, podendo assim ter acesso a imóveis diferenciados localizados em pontos estratégicos e que normalmente seriam inacessíveis ao pequeno investidor em razão do preço.

Funciona assim: o investidor receberá uma parte dos aluguéis na proporção da sua participação (isento de IR) e será remunerado adicionalmente pela valorização das suas cotas (neste caso será tributado em 15% na venda).

Por todas estas qualidades pode-se dizer que os centros comerciais são uma excelente opção até mesmo para aqueles investidores mais conservadores e que buscam na diversificação uma forma de reduzir o risco dos seus investimentos.

Ficou interessado? Entre em contato para mais informações.

Bons negócios!

» Leia Agora: Planejamento Sucessório: o grande desafio das empresas familiares

Nossa missão é contribuir para o sucesso financeiro e pessoal dos nossos clientes.

Grupo G9 Investimentos - Consultores Associados