Biblioteca

Estacionamentos: os desafios dos serviços de Valet Parking

Se existe um ponto bastante frágil no segmento de estacionamentos é a falta de regulamentação dos serviços de valet parking.

Ocorre que muitos municípios brasileiros ainda não dispõem de uma legislação específica para o exercício desta atividade, mesmo diante da inegável necessidade deste serviço - dada a crescente dificuldade de se encontrar vagas seguras, próximas aos locais de grande fluxo de veículos nas nossas principais cidades, principalmente no período noturno.

A falta de regras claras por parte das autoridades municipais - tanto no tocante ao enquadramento fiscal quanto em relação ao formato de exploração - gera desconforto e insegurança nos empresários, o que acaba inibindo novos investimentos e, consequentemente, a geração de mais empregos.

A instabilidade comercial das licenças temporárias

Outro aspecto bastante incômodo diz respeito às licenças temporárias de funcionamento.

Na prática, o caráter provisório representa uma ameaça real a vida útil destas empresas, considerando que de uma hora para a outra uma simples alteração na legislação municipal pode implicar no cancelamento do alvará comercial, impossibilitando a continuidade do negócio. Nesta hipótese, restará ao empreendedor apenas o amargo dever de pagar a conta face à repentina mudança de humor do poder público. Diante disso, fica a pergunta: vale a pena investir num ativo que pode "desaparecer" da noite para o dia?

Tal situação é muito mais comum do que se imagina. Atualmente, muitos serviços de valet parking pelo país estão operando sob a proteção de liminares até que o mérito da questão seja julgado.  Em alguns municípios a insegurança jurídica e legal é tão grande que até mesmo os contratos de locação de pátios já preveem anulação de multas rescisórias caso a municipalidade altere parâmetros que prejudiquem ou inviabilizem a exploração do negócio.

Arquivo med_7bfcee488d1809f6bc2facd4967f94a7.jpg

Passivos e a Responsabilidade Civil

Não bastassem os riscos comerciais e legais comentados até aqui, a exploração do serviço de valet parking em si também está longe de ser um "mar de rosas".

Outra grande preocupação dos empresários se dá em relação ao impacto do passivo na lucratividade, ou seja, o percentual do faturamento bruto que deve ser reservado ao 'custo oculto', uma espécie de provisão financeira para o pagamento de uma conta que certamente virá, ainda que em valor e data incertos.

Dentre os passivos mais comuns, destacamos:

  • passivo trabalhista: como ocorre em qualquer empresa é fundamental que o gestor provisione o impacto de uma demissão ou rescisão no resultado operacional, do contrário, poderá ter uma surpresa bastante desagradável que poderá comprometer o caixa;
  • sinistro: o custo decorrente dos sinistros, tais como acidentes de trânsito, incêndios, desabamentos e/ou quaisquer efeitos danosos aos veículos, condutores e terceiros - independentemente destes estarem estacionados ou em trânsito - igualmente deverá ser provisionado, lembrando que os seguros tradicionais nem sempre cobrem todos os riscos característicos desta atividade; 
  • furtos e roubos de veículos: esta é sem dúvida uma "dor de cabeça" unânime para quem atua na área. Ainda que periodicamente sejam tomados cuidados adicionais em relação à segurança dos pátios, bem como na seleção dos manobristas, é cada vez mais raro encontrar uma empresa que ainda não tenha enfrentado este tipo de problema e, obviamente, arcado com o prejuízo.

A tabela a seguir mostra um exemplo de composição de provisão financeira* sobre o faturamento bruto capaz de minimizar os riscos do serviço de valet parking:

ITEM DESCRIÇÃO UNIDADE VALOR
1 PREÇO (TICKET MÉDIO) R$ 20,00
1.1 Provisão Trabalhista % 20,00
1.2 Provisão Sinistros % 10,00
1.3 Provisão Furtos e Roubos % 2,00
1.4 Provisão Alteração de Pátio / Renovação de licença. % 3,00
  Total Provisões (variação: +-3%) % 35,00
2.0 RESULTADO BRUTO OPERACIONAL R$ 13,00

* Valores mínimos estimados para exploração por período ref. giro médio de  até 50 veículos / hora (provisão combinada facultativa 1.2 + 1.3 + 1.4).

Preço x Concorrência Informal

Outro aspecto importante da exploração dos serviços de valet parking se dá em relação à formação do preço e a concorrência dos serviços informais. 

As empresas idôneas, ou seja, aquelas que operam 100% legalizadas, que possuem funcionários registrados e que investem na capacitação das suas equipes, etc, ainda têm que enfrentar a concorrência desleal dos serviços clandestinos. Os sindicatos e associações do setor estimam que existam inúmeras "empresas" exercendo esta atividade de forma irregular no Brasil. Muitas delas, inclusive, envolvidas em casos de roubo e desmanche de veículos, sem contar as que estacionam os carros dos clientes em via pública sem oferecer qualquer garantia. 

A conclusão a que se chega é que a falta de fiscalização associada à falta de regulamentação são obstáculos à consolidação definitiva deste serviço potencialmente lucrativo e com um imenso mercado a ser explorado. Enquanto isso não acontece, mais uma vez, todos nós pagamos a conta. Vale ficar atento!

Se você atua no ramo ou se interessa pelo negócio, participe do nosso fórum de discussão.

Conheça também o nosso curso:

Como montar um estacionamento

Bons negócios!

» Leia Agora: Procrastinar jamais! Faça sua empresa decolar

Nossa missão é contribuir para o sucesso financeiro e pessoal dos nossos clientes.

Grupo G9 Investimentos - Consultores Associados