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Como montar uma representação comercial

Uma ótima alternativa para quem deseja empreender no ramo de VENDAS são as representações comerciais. As opções são inúmeras e estão disponíveis para todos os públicos e bolsos. De produtos para o lar à materiais hospitalares, certamente você encontrará uma linha que atenderá às suas expectativas.

1 - Diferenças entre as modalidades de atuação

Existe uma confusão conceitual entre ser um profissional de representação comercial e uma empresa de representações. Comentaremos a seguir alguns aspectos que podem ajudar nesta diferenciação.

1.1 - Representante Comercial (pessoa física)

É o profissional que atua diretamente na venda de um ou mais produtos. Assim como em qualquer outra área o sucesso do representante comercial dependerá de muito trabalho e competência. Para se destacar ainda mais é importante que este profissional possua:

  • proatividade
  • boa comunicação
  • disponibilidade de horário
  • facilidade de deslocamento
  • bom relacionamento e, principalmente
  • habilidade em vendas (foco em metas)

Um diferencial é o acompanhamento da organização dos produtos nos pontos de venda e o controle de qualidade, pois - em caso de defeitos ou trocas - o profissional será a ponte entre o fabricante e o revendedor.

A contratação pode ocorrer de duas formas:

  • regime CLT (colaborador de empresas) ou
  • como profissional-autônomo credenciado.

Quando autônomo o representante deverá estar registrado junto ao INSS nesta categoria e, então, poderá prestar serviços a uma ou mais empresas se assim desejar. Além disso, terá liberdade para criar a sua própria estratégia de vendas, ficando livre para gerenciar a sua rotina de trabalho. A ausência de direitos trabalhistas é um aspecto negativo a ser considerado.

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1.2 - Representações Comerciais (pessoa jurídica)

Regra geral, as representações comerciais são empresas como quaisquer outras em termos legais. A diferença fundamental é que há necessidade de registro no CORE (Conselho Regional de Representantes Comerciais) do estado sede.

Uma atenção especial deve ser dada ao enquadramento fiscal. O regime tributário será de acordo com a capacidade financeira e expectativa de faturamento do empreendedor. A empresa pode ou não ter sócios, por exemplo:

  • EIRELI (Empresa Individual de Responsabilidade Limitada): capital social mínimo igual a 100 vezes o salário mínimo vigente e
  • SLU (Sociedade Limitada Unipessoal): não exige capital social mínimo.

Em ambos os casos há separação do patrimônio pessoal do empresarial nas hipóteses de falência ou execução de dívidas.

Importante:
Não é possível atuar nesta atividade no regime MEI.

2 - Formalização e Aspectos Jurídicos

A formalização do negócio tem início com a abertura da empresa, que inclui o registro na junta comercial e no CORE como dissemos anteriormente, além do pedido de alvará de funcionamento junto ao poder municipal e realização de vistorias por órgãos específicos quando aplicável.

Muitas representadas exigem que os seus representantes autorizados firmem em cartório contratos de exclusividade que contêm cláusulas de não concorrência. Assim, em caso de distrato e/ou descredenciamento, a representação ficará impedida de comercializar a mesma linha de produtos de outros fabricantes/fornecedores por um prazo pré-determinado pela representada. Vale ficar atento!

3 - Por onde começar?

Como em qualquer negócio a capacidade de investimento do empreendedor será determinante na escolha do mix de produtos que serão comercializados. Em alguns casos não será necessário um ponto físico, tampouco manter estoques ou mostruários, enquanto que em outros ter um showroom e ferramentas de apoio às vendas (ou até mesmo equipes!) será fundamental.

Concluída esta etapa será hora de arregaçar as mangas e faturar.

4 - Vantagens e Desvantagens

Uma das principais vantagens deste modelo de negócio é a objetividade, uma vez que o representante comercial é o intermediário entre o fabricante/produtor e o consumidor final. Sendo assim, quanto mais consolidado o mix de produtos no mercado, maiores as chances de sucesso da representação.

Por outro lado, um desvantagem é quando - além da exclusividade - a representada exige um valor mínimo de vendas mensal para manter o credenciamento da representação/representante, o que principalmente para os iniciantes acaba sendo um impeditivo financeiro. 

E você, tem vontade de empreender no ramo das representações? Nós da G9 podemos ajudá-lo a realizar este sonho!

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