Biblioteca

Controle Financeiro: por onde começar?

Com a correria do dia-a-dia dificilmente sobra tempo para cuidarmos de nós, o que dirá do nosso dinheiro. São tantos compromissos que é natural usarmos os raros momentos livres para fazermos aquilo que renova as nossas energias e deixarmos as "coisas chatas" para depois. Mas é preciso lembrar que controlar o orçamento deve ser um hábito e que isso deve fazer parte da nossa rotina.

Conscientização Financeira

Infelizmente a maioria das pessoas só começa a dar atenção às finanças pessoais quando está diante de uma situação complicada, como por exemplo: dívidas, consumo compulsivo, desemprego, problemas de saúde, dentre outros. Daí a importância de sermos conscientes em relação ao uso do dinheiro.

A boa notícia é que é possível transformar os momentos de crise em aprendizado mudando completamente o jeito de lidar com o dinheiro.

Arquivo med_9a84503e8b0796d42ad813f40426e701.jpg

Por onde começar?

Uma maneira fácil e prática de começar é anotando TODAS as receitas e despesas, pelo menos, uma vez ao dia. Isso é fundamental pois - até que seja possível determinar um perfil orçamentário - serão necessários alguns meses de acompanhamento.

Passo 1 - Controle das Receitas

Todo orçamento deve iniciar pelas receitas. Precisamos saber exatamente as fontes de renda disponíveis e quanto recebemos de cada uma delas:

  • O valor líquido do salário/pró-labore
  • O rendimento exato das aplicações financeiras (ex: juros, dividendos e bonificações)
  • Outras receitas se houver (ex: aluguéis).

Feito isso devemos definir quanto iremos reservar para emergências, bem como para a realização dos nossos projetos pessoais (ex: compra da casa própria e do carro, estudos, viagens, etc). O mínimo indicado é de 10% do total das receitas, porém, quanto maior, melhor!

Passo 2 - Controle das Despesas

Após o levantamento das receitas, o mesmo procedimento deve ser feito em relação às despesas. Para facilitar este levantamento o ideal é dividir as despesas em grupos, tais como:

  • Moradia (água / luz / telefone / aluguel / condomínio / supermercado / etc)
  • Alimentação Externa
  • Transporte
  • Educação
  • Financeiro
  • Saúde
  • Vestuário
  • Lazer, dentre outros.

Por sua vez cada grupo possui subgrupos. Por exemplo: o Grupo Alimentação Externa pode ser subdividido em almoços, jantares e lanches realizados fora de casa. Já os alimentos e gêneros adquiridos em mercados podem ser lançados no Grupo Moradia - subgrupo supermercado.

Curiosidade:

As despesas com alimentação costumam ser um dos vilões do orçamento doméstico, pois sofrem constantemente os efeitos da inflação.

Passo 3 - Balanço Mensal

Após organizar as receitas e despesas será hora de verificar se o orçamento está positivo ou negativo. Para tanto, basta subtrair o total de despesas do total de receitas:

Balanço Mensal = Total de Receitas - Total de Despesas

Passo 4 - Análise do Resultado

Se o resultado for positivo significa que você está no caminho certo! Entretanto, caso o resultado seja negativo, significa que será preciso reduzir as despesas e buscar novas receitas. O esforço certamente será recompensado!

Até a próxima!

» Leia Agora: Em 2017 faça diferente e turbine a sua vida financeira!

Nossa missão é contribuir para o sucesso financeiro e pessoal dos nossos clientes.

Grupo G9 Investimentos - Consultores Associados