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Coaching de Imagem: como criar uma imagem sólida e positiva para um negócio por meio das pessoas

Não é de hoje que a ditadura da imagem está presente no dia-a-dia das empresas e, principalmente, das pessoas. A influência da imagem não se restringe às aparências, considerando que interfere diretamente no comportamento, nos relacionamentos, no padrão de consumo, no estilo de vida, na postura e na formação de valores de uma sociedade.

No meio profissional e empresarial - ainda que sutilmente - em alguns casos é possível perceber um direcionamento para a adoção de um padrão de conduta considerado "ideal" ou, pelo menos, “aceitável”, uma espécie de modelo de sobrevivência que visa satisfazer as expectativas e exigências de um mercado extremamente competitivo, onde há cada vez menos espaço para os verdadeiros valores individuais.

Por outro lado, as empresas que investem em suas equipes e que valorizam as capacidades individuais, além do aumento dos lucros, obtêm resultados expressivos em termos de valorização da imagem corporativa (ativo marca). Esses valores também são percebidos pelos clientes e passam a ter um papel fundamental na decisão de compra de produtos e serviços.

A G9 conversou com a consultora e especialista em Coaching de Imagem Andrea Roque Neiva que explicou as diferenças entre a consultoria e o coaching de imagem e ainda, falou dos benefícios que o bom uso da imagem traz ao ambiente corporativo.

1) Qual a diferença entre Coaching de Imagem e Consultoria de imagem?

Consultoria de Imagem é a adequação da imagem por meio da aparência, ou seja, uma forma de alinhar a aparência para um objetivo específico, como por exemplo, um novo cargo, uma nova função ou uma nova profissão.

Já o Coaching de Imagem é o desenvolvimento de competências e habilidades que fortalecem a imagem de uma marca por meio das pessoas e, por isso, abrange o desenvolvimento da comunicação, das habilidades interpessoais, da postura profissional e também da identidade visual.

Estes elementos interferem no posicionamento de uma marca (positivo ou negativo) através das pessoas que a representam e, portanto, necessitam ser devidamente trabalhados.

2) Quais os principais objetivos do Coaching de Imagem?

Estabelecer uma imagem de sucesso para uma equipe é humanizar a marca, afinal, é o capital humano que representa a reputação de uma empresa diante dos clientes internos e externos.

Isso significa que é possível criar uma imagem sólida e positiva para um negócio por meio das pessoas. O coaching de imagem é uma das ferramentas deste processo de criação, ou seja, um meio eficaz de:

  • Fortalecer uma marca por meio de seus colaboradores
  • Construir uma imagem bem sucedida
  • Alinhar a imagem de seus colaboradores à marca de sua organização
  • Criar vantagem competitiva para seu negócio
  • Capacitar colaboradores com foco na excelência na prestação de serviços
  • Transmitir valores consistentes aos clientes por meio de uma equipe bem preparada e comprometida

3) Quais os benefícios diretos para as empresas que investem na imagem corporativa através das suas equipes?

Além de incrementar os lucros de forma efetiva, investir na imagem da equipe potencializa ganhos indiretos e gera benefícios que passam a integrar o valor da organização, como por exemplo, a fidelização dos clientes, o aumento das vendas, maior visibilidade, aumento de produtividade, adoção de atitudes sustentáveis, criação de uma reputação de valor, elevação dos padrões de serviços internos e externos, além da mensagem positiva transmitida à sociedade.

4) Como funcionam os seus serviços e quais os formatos de atendimento disponíveis?

As formas de atendimento vão desde palestras, workshops e programas voltados exclusivamente ao público feminino até sessões individuais de coaching de imagem.

Os produtos são apresentados em forma de palestras expositivas que variam de 90 a 120 minutos e workshops de 04 e 08 horas de duração. Além disso, é possível desenvolver um treinamento direcionado ao cliente, seguindo uma estrutura dinâmica e abrangente e que envolve diversos aspectos do coaching de imagem, tais como:

1. Imagem Profissional (QF)
2. Atendimento ao Cliente
3. Comunicação assertiva (QM)
4. Linda (F)
5. Única (F)
6. Ser Sustentável (QS)
7. Inteligência Emocional (QE)
8. Vencendo Adversidades (QM)

5) Andrea, para finalizar, qual a sua expectativa em relação ao programa que, em breve, será lançado em parceria com a G9 e que irá associar Coaching de Imagem com Finanças Pessoais?

Acreditamos muito no projeto! Estamos ansiosos para lançar o programa no mercado e pôr em prática esta metodologia inovadora.

Nosso objetivo principal é poder ajudar aqueles que buscam o equilíbrio entre o valor da imagem e o preço que se paga por ela. Temos convicção que através de ações focadas na mudança de hábitos e no consumo racional e planejado é possível transformar a vida das pessoas de forma ampla e sustentável, ou seja, tanto nos aspectos profissionais – em função do aumento da produtividade e da valorização das capacidades individuais - quanto nos de ordem pessoal, a partir da autoaceitação e do aumento do grau de satisfação pessoal.

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