Mulheres 50+ e os desafios do mercado de trabalho
Olá!
Hoje eu gostaria de compartilhar com vocês um tema muito delicado e infelizmente muito frequente principalmente para nós mulheres 50+: como superar uma demissão após anos de trabalho numa organização.
Caso Comentado
Elizabeth* dedicou 25 anos da carreira a uma empresa de telecomunicações de renome nacional onde iniciou quando ainda era estudante universitária. Devido ao seu esforço e comprometimento alcançou a chefia de uma área muito cobiçada da companhia, o que a fez sentir-se realizada profissionalmente. A executiva de 54 anos não se imaginava trabalhando em qualquer outra organização, tendo inclusive recusado propostas da concorrência com salários e vantagens superiores.
E então veio a pandemia de Covid-19...
Devido a necessidade de adaptação emergencial diversos núcleos da empresa sofreram cortes e reestruturações. O setor conduzido por Elizabeth foi desativado.
O desligamento foi um choque, pois aquele emprego significava muito para ela. Deixar para trás o time que tanto amava e a história que ajudou a construir teve um impacto devastador na sua vida profissional, financeira e pessoal. Questionava-se até que ponto vale a pena abrir mão da família e da qualidade de vida pelo trabalho.
Sentindo-se perdida Elizabeth só pensava no que fazer para dar a volta por cima naquela altura do campeonato, ainda mais diante de um cenário tão incerto devido à crise sanitária que o mundo enfrentava.
Períodos de estabilidade podem gerar acomodação, então devemos ter em mente que a zona de conforto é passageira. Por isso não podemos deixar de ter um plano para enfrentar aqueles dias não tão “ensolarados”.
Desistir não é uma opção. Sempre é tempo de começar de novo!
Seja buscando uma recolocação no mercado de trabalho ou empreendendo temos que estar sempre preparados para mudanças, fazendo do conhecimento e das experiências acumuladas ferramentas poderosas para um recomeço.
O desafio não será fácil!
Portanto, é preciso ser resiliente, se dispor a assumir riscos e a se reinventar diante da nova realidade. Manter a autoestima elevada, adotar uma atitude positiva e acreditar que seu potencial pode ser aproveitado em muitas outras situações também é fundamental.
A dica é buscar no trabalho algo que proporcione prazer e que represente a concretização de um sonho e não apenas uma ocupação para o sustento próprio e da família.
Grandes oportunidades surgem nas adversidades!
Situações que causam sentimento de derrota quando encaradas como novos desafios podem se transformar em grandes oportunidades. Então, quem sabe o novo momento não serve para reavaliar o estilo de vida e aprimorar as verdadeiras habilidades?
Rever o network, potencializar os pontos fortes e ter coragem para reconhecer e melhorar os pontos fracos também são atitudes fundamentais numa transição. Além disso, contar com a auxílio de profissionais qualificados facilita o processo, encurtando o caminho a ser trilhado.
Por fim, seja qual for a sua escolha, vale lembrar que um bom planejamento aliado à disciplina e determinação fará toda a diferença.
E aí, pronto para recomeçar?
PS. Agradeço a minha querida amiga e empresária de sucesso Elizabeth* (identidade preservada) pelo depoimento.