Procrastinar jamais! Faça sua empresa decolar
Você já parou para pensar por que tantas empresas fecham as portas?
Nem sempre é culpa da crise. Existem diversas razões que explicam o porquê de um negócio não ir para frente. Além das 'tradicionais' dificuldades financeiras, administrativas e comerciais, muitas vezes o problema está no perfil comportamental do empreendedor. Confira!
1. Você já fez o planejamento estratégico da sua empresa para este ano?
Traçar metas é imprescindível para o sucesso de qualquer negócio, independente do porte e do ramo. Entretanto, definir objetivos viáveis depende de ações diretas de planejamento e gestão, do contrário - sem dados precisos e processos adequados - as metas não serão atingidas e, consequentemente, o crecimento ficará bem abaixo do esperado ou sequer acontecerá.
O planejamento precisa ser visto como um importante aliado do gestor, afinal, é através dele que cenários são antecipados, que recursos são captados e que boas negociações acontecem.
Não deixe o sucesso da sua empresa para depois.
Nossa dica: procrastinar jamais!
2. Você sabia que empreender em áreas onde possui experiência aumenta suas chances de sucesso?
Quando investimos numa área que conhecemos e que – acima de tudo – gostamos, a chance do negócio dar certo aumenta muito, afinal, o sucesso de uma empresa é reflexo da satisfação e da competência das pessoas que trabalham nela. Daí a importância do empreendedor investir no ramo de sua preferência, independente de modismos, sabendo que o resultado financeiro será conseqüência de um trabalho naturalmente bem feito.
Nossa dica: decida com calma! Pesquisar evita prejuízos e arrependimentos.
3. Falta de dinheiro não é motivo para não empreender
A falta momentânea de dinheiro não é motivo para que alguém desista do sonho de ter seu próprio negócio.
A necessidade de capital varia conforme a complexidade da atividade empresarial. Em alguns ramos da prestação de serviços, por exemplo, é possível iniciar com pouquíssimos recursos em ‘caixa’. Já empreender na indústria ou no comércio geralmente requer um investimento inicial maior, quando menos para formar um estoque mínimo e/ou poder adquirir alguns equipamentos básicos, bem como para contratar pessoal, investir em propaganda, etc, e assim, receber os primeiros pedidos.
Recorrer ao capital de terceiros é uma alternativa positiva e que pode alavancar os negócios. Através de um sócio-investidor é possível viabilizar o crescimento e ainda evitar o endividamento. Pense nisso!
Nossa dica: formar parcerias nunca sai de moda. Associe-se!
4. Dê valor às pessoas
Quanto mais treinada e qualificada for uma equipe, maiores as chances da empresa dar certo.
É muito importante que o empreendedor dê valor e invista constantemente na capacitação dos seus colaboradores, principalmente daqueles responsáveis pelos setores estratégicos do negócio.
Ao contrário do que muitos creem não é apenas pagando bons salários que se forma uma equipe fiél e comprometida. É preciso ter consciência que o maior valor de uma empresa são as pessoas que fazem dela uma realidade.
Nossa dica: mantenha sua equipe motivada. Invista em capacitação.
5. Marketing promocional: faça bom uso das redes sociais
As redes sociais vieram para ficar. Porém, é fundamental saber usá-las adequadamente.
Seja para promover a sua marca ou para divulgar seus produtos e serviços o uso moderado das redes sociais é uma alternativa econômica e bastante eficaz de marketing.
Entretanto, quando excessivo e sem critérios objetivos, o emprego deste recurso pode afetar negativamente a imagem de uma empresa, afinal, quem gosta de ter a privacidade 'invadida' ou de ser 'bombardeado' por mensagens e ofertas que jamais solicitou?
Nossa dica: jamais desista dos seus sonhos!
6. Para transformar seus projetos em realidade é preciso SONHAR, PLANEJAR e AGIR!
Se você tem vontade de empreender vá em frente! Reescreva a sua história. As oportunidades estão aí. De Norte a Sul do Brasil há muito a ser feito em todos os setores da economia.
Tenha coragem e seja otimista, afinal, não existe crise que dure para sempre.
Sucesso!
E você, tem vontade de empreender mas ainda não se sente seguro?
Nós da G9 podemos ajudá-lo a realizar este sonho!
Entre em contato para mais informações.
» Leia Agora: Estacionamentos: horista ou mensalista? Saiba qual é a modalidade mais lucrativa