Biblioteca

Procrastinar jamais! Faça sua empresa decolar

Você já parou para pensar por que tantas empresas fecham as portas?

Nem sempre é culpa da crise. Existem diversas razões que explicam o porquê de um negócio não ir para frente. Além das 'tradicionais' dificuldades financeiras, administrativas e comerciais, muitas vezes o problema está no perfil comportamental do empreendedor. Confira!

1. Você já fez o planejamento estratégico da sua empresa para este ano?

Traçar metas é imprescindível para o sucesso de qualquer negócio, independente do porte e do ramo. Entretanto, definir objetivos viáveis depende de ações diretas de planejamento e gestão, do contrário - sem dados precisos e processos adequados - as metas não serão atingidas e, consequentemente, o crecimento ficará bem abaixo do esperado ou sequer acontecerá.

O planejamento precisa ser visto como um importante aliado do gestor, afinal, é através dele que cenários são antecipados, que recursos são captados e que boas negociações acontecem.

Não deixe o sucesso da sua empresa para depois.

Nossa dica: procrastinar jamais! 

Arquivo med_ad92ceef691e8684d22d209ec8ec3a9e.jpg

2. Você sabia que empreender em áreas onde possui experiência aumenta suas chances de sucesso?

Quando investimos numa área que conhecemos e que – acima de tudo – gostamos, a chance do negócio dar certo aumenta muito, afinal, o sucesso de uma empresa é reflexo da satisfação e da competência das pessoas que trabalham nela. Daí a importância do empreendedor investir no ramo de sua preferência, independente de modismos, sabendo que o resultado financeiro será conseqüência de um trabalho naturalmente bem feito.

Nossa dica: decida com calma! Pesquisar evita prejuízos e arrependimentos.

3. Falta de dinheiro não é motivo para não empreender

A falta momentânea de dinheiro não é motivo para que alguém desista do sonho de ter seu próprio negócio.

A necessidade de capital varia conforme a complexidade da atividade empresarial. Em alguns ramos da prestação de serviços, por exemplo, é possível iniciar com pouquíssimos recursos em ‘caixa’. Já empreender na indústria ou no comércio geralmente requer um investimento inicial maior, quando menos para formar um estoque mínimo e/ou poder adquirir alguns equipamentos básicos, bem como para contratar pessoal, investir em propaganda, etc, e assim, receber os primeiros pedidos.

Recorrer ao capital de terceiros é uma alternativa positiva e que pode alavancar os negócios. Através de um sócio-investidor é possível viabilizar o crescimento e ainda evitar o endividamento. Pense nisso!

Nossa dica: formar parcerias nunca sai de moda. Associe-se!

4. Dê valor às pessoas 

Quanto mais treinada e qualificada for uma equipe, maiores as chances da empresa dar certo.

É muito importante que o empreendedor dê valor e invista constantemente na capacitação dos seus colaboradores, principalmente daqueles responsáveis pelos setores estratégicos do negócio.

Ao contrário do que muitos creem não é apenas pagando bons salários que se forma uma equipe fiél e comprometida. É preciso ter consciência que o maior valor de uma empresa são as pessoas que fazem dela uma realidade.

Nossa dica: mantenha sua equipe motivada. Invista em capacitação.

5. Marketing promocional: faça bom uso das redes sociais

As redes sociais vieram para ficar. Porém, é fundamental saber usá-las adequadamente.

Seja para promover a sua marca ou para divulgar seus produtos e serviços o uso moderado das redes sociais é uma alternativa econômica e bastante eficaz de marketing.

Entretanto, quando excessivo e sem critérios objetivos, o emprego deste recurso pode afetar negativamente a imagem de uma empresa, afinal, quem gosta de ter a privacidade 'invadida' ou de ser 'bombardeado' por mensagens e ofertas que jamais solicitou?

Nossa dica: jamais desista dos seus sonhos!

6. Para transformar seus projetos em realidade é preciso SONHAR, PLANEJAR e AGIR!

Se você tem vontade de empreender vá em frente! Reescreva a sua história. As oportunidades estão aí. De Norte a Sul do Brasil há muito a ser feito em todos os setores da economia.

Tenha coragem e seja otimista, afinal, não existe crise que dure para sempre.

Sucesso!

E você, tem vontade de empreender mas ainda não se sente seguro?

Nós da G9 podemos ajudá-lo a realizar este sonho!

Entre em contato para mais informações.

» Leia Agora: Gestão financeira de clínicas e consultórios médicos e odontológicos

Nossa missão é contribuir para o sucesso financeiro e pessoal dos nossos clientes.

Grupo G9 Investimentos - Consultores Associados