Biblioteca

O desafio de viver o presente sem descuidar do futuro

Um dos maiores desafios do nosso tempo é viver o presente sem descuidar do futuro.

Geralmente esse dilema começa a surgir no início da vida adulta, quando nossos objetivos passam a ser mais importantes e nos obrigam a fazer escolhas que exigem sacrifícios.

Ser previdente ou imediatista?

Adiar um sonho sem que isso cause frustração requer maturidade, principalmente se for devido a uma situação financeira desfavorável. Nesta hora é comum vários questionamentos virem à tona. Por exemplo:

- devemos viver intensamente o agora sem pensar no amanhã ou levar uma vida regrada e com restrições para, quem sabe, desfrutarmos de um futuro digno e mais confortável?

Ainda que o bom-senso sugira que o meio termo é a melhor opção - por se tratar de uma escolha pessoal - dificilmente exista uma resposta que sirva para todos.

Engana-se quem pensa que essa dúvida é exclusiva das pessoas que têm pouco dinheiro. A História está repleta de casos de indivíduos que tinham uma excelente condição financeira (inclusive fortunas!) e que, apesar disso, passaram seus últimos dias dependendo da caridade alheia. No outro extremo estão aqueles que vivem em função de um futuro distante e que talvez nunca chegue na expectativa de acumular "riquezas".

Seja qual for a situação, o fato é que todo excesso é prejudicial à qualidade de vida.

Arquivo med_aa6d3f729ba70a8c386b636f56356451.jpg

Planejar faz a diferença

Se pensarmos racionalmente (deixando de lado os aspectos emocionais que influenciam nossos hábitos e comportamentos) chegaremos a conclusão que - do ponto de vista financeiro - ser previdente é mais vantajoso do que ser imediatista, senão vejamos:

  • A tendência é vivermos cada vez mais
  • O custo de vida aumenta na medida em que a idade avança
  • O envelhecimento reduz a nossa produtividade, o que afeta a capacidade de geração de renda

Essa combinação de fatores comprova a importância de planejarmos cada etapa da nossa vida (inclusive o futuro!) usando o tempo a nosso favor, o que não significa deixarmos de viver o hoje em harmonia.

Equilíbrio é fundamental.

Pense nisso!

Programa Sucesso Total: + Produtividade + Resultados + Qualidade de Vida

Qualidade de vida é investimento! Clique no link abaixo e agende uma apresentação online:

Programa Sucesso Total

» Leia Agora: Leilões: enxurrada de imóveis em oferta é sinal que a crise no setor imobiliário está longe de acabar

Nossa missão é contribuir para o sucesso financeiro e pessoal dos nossos clientes.

Grupo G9 Investimentos - Consultores Associados