O desafio de viver o presente sem descuidar do futuro
Um dos maiores desafios do nosso tempo é viver o presente sem descuidar do futuro.
Geralmente esse dilema começa a surgir no início da vida adulta, quando nossos objetivos passam a ser mais importantes e nos obrigam a fazer escolhas que exigem sacrifícios.
Ser previdente ou imediatista?
Adiar um sonho sem que isso cause frustração requer maturidade, principalmente se for devido a uma situação financeira desfavorável. Nesta hora é comum vários questionamentos virem à tona. Por exemplo:
- devemos viver intensamente o agora sem pensar no amanhã ou levar uma vida regrada e com restrições para, quem sabe, desfrutarmos de um futuro digno e mais confortável?
Ainda que o bom-senso sugira que o meio termo é a melhor opção - por se tratar de uma escolha pessoal - dificilmente exista uma resposta que sirva para todos.
Engana-se quem pensa que essa dúvida é exclusiva das pessoas que têm pouco dinheiro. A História está repleta de casos de indivíduos que tinham uma excelente condição financeira (inclusive fortunas!) e que, apesar disso, passaram seus últimos dias dependendo da caridade alheia. No outro extremo estão aqueles que vivem em função de um futuro distante e que talvez nunca chegue na expectativa de acumular "riquezas".
Seja qual for a situação, o fato é que todo excesso é prejudicial à qualidade de vida.
Planejar faz a diferença
Se pensarmos racionalmente (deixando de lado os aspectos emocionais que influenciam nossos hábitos e comportamentos) chegaremos a conclusão que - do ponto de vista financeiro - ser previdente é mais vantajoso do que ser imediatista, senão vejamos:
- A tendência é vivermos cada vez mais
- O custo de vida aumenta na medida em que a idade avança
- O envelhecimento reduz a nossa produtividade, o que afeta a capacidade de geração de renda
Essa combinação de fatores comprova a importância de planejarmos cada etapa da nossa vida (inclusive o futuro!) usando o tempo a nosso favor, o que não significa deixarmos de viver o hoje em harmonia.
Equilíbrio é fundamental.
Pense nisso!
Qualidade de vida é investimento! Clique no link abaixo e agende uma apresentação online:
» Leia Agora: Alugar ou comprar um imóvel? Conheça as perguntas mais freqüentes