Biblioteca

Como falar de dinheiro com jovens e adolescentes

Anos atrás falar de dinheiro em casa era um assunto considerado impróprio para menores. Talvez por isso muitas pessoas cresceram sem ter a menor noção da situação financeira das suas famílias, pois conversar sobre dinheiro, orçamento familiar, economia doméstica, investimentos e afins eram 'coisa de adulto'.

A boa notícia é que os tempos mudaram e que não há mais espaço para essa exclusão.

É importante fazer dos filhos aliados da gestão financeira familiar. Além disso, debater abertamente assuntos do seu interesse, conhecer suas prioridades e ajudá-los a planejar o futuro é fundamental.

Arquivo med_7522575072ee6dc94561d4bccb82795b.jpg

Falar de dinheiro em família é fundamental

Uma forma simples de tratar deste assunto com o público jovem é usando situações do dia-a-dia da família. Destacar a importância do uso racional do dinheiro para a manutenção da harmonia e do estilo de vida irá ajudá-los no processo de conscientização financeira. Esse incentivo fará toda diferença quando tiverem que tomar decisões.

Veja outras dicas:

  • Adotar a prática da mesada
  • Conversar sobre investimentos
  • Incentivá-los a poupar
  • Ensiná-los a planejar

Deste modo você verá que os resultados serão muito mais efetivos do que simplesmente 'cortar' o celular ou proibi-los de sair toda vez que o limite do cartão 'estourar'.

Até a próxima!

» Leia Agora: Plano B: quando as coisas não saem conforme o planejado

Nossa missão é contribuir para o sucesso financeiro e pessoal dos nossos clientes.

Grupo G9 Investimentos - Consultores Associados