Como falar de dinheiro com jovens e adolescentes
Anos atrás falar de dinheiro em casa era um assunto considerado impróprio para menores. Talvez por isso muitas pessoas cresceram sem ter a menor noção da situação financeira das suas famílias, pois conversar sobre dinheiro, orçamento familiar, economia doméstica, investimentos e afins eram 'coisa de adulto'.
A boa notícia é que os tempos mudaram e que não há mais espaço para essa exclusão.
É importante fazer dos filhos aliados da gestão financeira familiar. Além disso, debater abertamente assuntos do seu interesse, conhecer suas prioridades e ajudá-los a planejar o futuro é fundamental.
Falar de dinheiro em família é fundamental
Uma forma simples de tratar deste assunto com o público jovem é usando situações do dia-a-dia da família. Destacar a importância do uso racional do dinheiro para a manutenção da harmonia e do estilo de vida irá ajudá-los no processo de conscientização financeira. Esse incentivo fará toda diferença quando tiverem que tomar decisões.
Veja outras dicas:
- Adotar a prática da mesada
- Conversar sobre investimentos
- Incentivá-los a poupar
- Ensiná-los a planejar
Deste modo você verá que os resultados serão muito mais efetivos do que simplesmente 'cortar' o celular ou proibi-los de sair toda vez que o limite do cartão 'estourar'.
Até a próxima!
» Leia Agora: Imóveis: o alto custo da especulação imobiliária