Biblioteca

Aposentadoria: o modelo ideal de Previdência

Aposentadoria requer planejamento e quanto antes você começar mais chances terá de desfrutar a melhor idade com tranquilidade. 

Quem quiser aproveitar esta etapa da vida com tudo a que tem direito não pode limitar-se a contribuir mensalmente para o INSS ou para planos privados que prometem rentabilidades dignas dos 'contos de fadas' e que, portanto, dificilmente irão surpreender o poupador positivamente.

Todo cuidado é pouco!

Em se tratando de produtos de investimento de longo prazo é importante estarmos sempre atentos a fatores como:

  • solidez da instituição
  • grau de exposição ao risco financeiro do investimento
  • composição da carteira do fundo
  • qualidade da gestão
  • rentabilidade
  • liquidez
  • taxas de administração e de carregamento
  • tributação
  • condições e restrições de saques, dentre outros.

Por isso, é fundamental conhecermos a fundo as regras de cada produto para evitar surpresas desagradáveis.

Mas o que poucas pessoas sabem é que existem mais investimentos previdenciários do que somente aqueles cheios de 'letrinhas' que os bancos e seguradoras vivem nos oferecendo e que normalmente baseiam-se na relação direta entre o TEMPO e o VALOR MÉDIO de contribuição.

 Arquivo med_318148a3bd54c627b728c084007d874f.jpg

Modelo Ideal de Previdência

Convém deixarmos a cargo da Previdência Pública a menor parcela da nossa receita futura, considerando as deficiências financeiras e operacionais deste sistema, cujo déficit só tende a aumentar.

Para os planos privados (ex. PGBL, VGBL, Fundos de Pensão, etc) podemos destinar um percentual um pouco maior, porém, permanecendo sempre atentos às 'pegadinhas' e armadilhas que ninguém nos informa na contratação.

Além disso, o ideal é que no futuro a maior parte da nossa renda venha de investimentos, preferencialmente daqueles cujo resultado não dependa de interesses políticos e de terceiros. Imóveis, negócios próprios, ações, etc, podem fazer parte da sua carteira. Vale muito a pena pesquisar, pois certamente você encontrará um produto adequado ao seu perfil e que atenderá as suas expectativas de resultado.

Quanto antes começar, melhor!

Como costumamos afirmar Previdência é investimento. Começando a economizar agora você verá que é possível viver com conforto apenas administrando os frutos do patrimônio acumulado ao longo dos anos, daí a importância da disciplina e da diversificação.

Até a próxima!

» Leia Agora: Leilões: uma forma lucrativa de investir em imóveis

Nossa missão é contribuir para o sucesso financeiro e pessoal dos nossos clientes.

Grupo G9 Investimentos - Consultores Associados