Aposentadoria: o modelo ideal de Previdência
Aposentadoria requer planejamento e quanto antes você começar mais chances terá de desfrutar a melhor idade com tranquilidade.
Quem quiser aproveitar esta etapa da vida com tudo a que tem direito não pode limitar-se a contribuir mensalmente para o INSS ou para planos privados que prometem rentabilidades dignas dos 'contos de fadas' e que, portanto, dificilmente irão surpreender o poupador positivamente.
Todo cuidado é pouco!
Em se tratando de produtos de investimento de longo prazo é importante estarmos sempre atentos a fatores como:
-
solidez da instituição
-
grau de exposição ao risco financeiro do investimento
- composição da carteira do fundo
-
qualidade da gestão
-
rentabilidade
- liquidez
-
taxas de administração e de carregamento
-
tributação
-
condições e restrições de saques, dentre outros.
Por isso, é fundamental conhecermos a fundo as regras de cada produto para evitar surpresas desagradáveis.
Mas o que poucas pessoas sabem é que existem mais investimentos previdenciários do que somente aqueles cheios de 'letrinhas' que os bancos e seguradoras vivem nos oferecendo e que normalmente baseiam-se na relação direta entre o TEMPO e o VALOR MÉDIO de contribuição.
Modelo Ideal de Previdência
Convém deixarmos a cargo da Previdência Pública a menor parcela da nossa receita futura, considerando as deficiências financeiras e operacionais deste sistema, cujo déficit só tende a aumentar.
Para os planos privados (ex. PGBL, VGBL, Fundos de Pensão, etc) podemos destinar um percentual um pouco maior, porém, permanecendo sempre atentos às 'pegadinhas' e armadilhas que ninguém nos informa na contratação.
Além disso, o ideal é que no futuro a maior parte da nossa renda venha de investimentos, preferencialmente daqueles cujo resultado não dependa de interesses políticos e de terceiros. Imóveis, negócios próprios, ações, etc, podem fazer parte da sua carteira. Vale muito a pena pesquisar, pois certamente você encontrará um produto adequado ao seu perfil e que atenderá as suas expectativas de resultado.
Quanto antes começar, melhor!
Como costumamos afirmar Previdência é investimento. Começando a economizar agora você verá que é possível viver com conforto apenas administrando os frutos do patrimônio acumulado ao longo dos anos, daí a importância da disciplina e da diversificação.
Até a próxima!
» Leia Agora: Estacionamentos: automação é tendência que veio para ficar