Biblioteca

Como economizar em tempos de crise

Economizar deve ser agenda constante, principalmente em tempos de crise como agora, o que torna essa missão ainda mais desafiadora. Infelizmente o desemprego continua efetando milhões de famílias, o que dificulta ainda mais manter as contas em dia e, consequentemente, ficar longe das dívidas.
 
Pensando nisso, listamos algumas dicas que certamente poderão ajudar a "esticar" o seu salário e que podem ser postas em prática imediatamente. Confira:
 
1 - ECONOMIZE ENERGIA ELÉTRICA:
 
Troque as lâmpadas da casa pelos modelos de led que, apesar de custarem um pouco mais, valem a pena pela economia no longo prazo. Repense o uso de ar condicionado e não deixe luzes acesas se o ambiente não estiver sendo usado. Reduza sua conta de luz tirando da tomada os eletrodomésticos que não estão sendo utilizados e que possuem o modo stand-by.
 
2 - ECONOMIZE NA ALIMENTAÇÃO:
 
A alimentação costuma ser um dos vilões do orçamento doméstico. Proteja-se da crise fazendo listas de artigos prioritários antes de ir ao mercado e seja fiel a elas. Troque produtos de marcas conhecidas por outras similares. Você perceberá que muitas têm a mesma qualidade com preços mais em conta. Muitos sites oferecem pesquisas de preços dos itens da cesta básica gratuitamente. Comprar de forma planejada significa economia! Dica: evite levar crianças às compras, pois elas são facilmente seduzidas pelas "ofertas".
 
3 - ECONOMIZE NOS MEDICAMENTOS:
 
Peça ao seu médico(a) que prescreva medicamentos genéricos; eles fazem o mesmo efeito dos remédios de marca e são bem mais baratos. Além disso, pesquise preços e verifique os descontos oferecidos nas farmácias que possuem programas de fidelização e benefícios para clientes conveniados.
 
4 - ECONOMIZE NAS TARIFAS BANCÁRIAS:
 
A impressão que temos é que os bancos são à prova de crises. Parte disso é culpa nossa, pois o consumidor não costuma negociar. Dica: Negocie o valor das tarifas bancárias com seu gerente; se não for possível conseguir isenção total, procure, ao menos, negociar uma redução durante este período de crise. O mesmo vale para as taxas de juros praticadas pelo seu banco nos empréstimos pessoais e cheque especial. Negocie sempre!
 
Arquivo med_2779d4ffc90d5db2531860457ea0f4a6.jpg
 
5 - ECONOMIZE NOS CARTÕES DE CRÉDITO:
 
Opte por cartões sem anuidade e utilize-os somente para compras planejadas, assim será mais fácil manter o controle na hora do consumir. Vale a pena pesquisar os benefícios oferecidos pela administradora do seu cartão, pois muitas vezes é possível fazer economia trocando os pontos acumulados por produtos, tais como: passagens aéreas, hospedagem, eletrônicos, etc.
 
6 - ECONOMIZE NOS PLANOS DE SAÚDE E SERVIÇOS (ex: celular, tv a cabo, serviços não essenciais, etc):
 
Enxugue o seu orçamento negociando o valor dos planos de saúde, bem como os de telefonia / tv a cabo e banda larga junto às operadoras. Para tanto, é fundamental estar atento às promoções e pesquisar a concorrência. O esforço certamente valerá a pena.
 
7 - ECONOMIZE EM TRANSPORTE:
 
As despesas com transporte estão entre as que mais subiram nos últimos meses. Para driblar este aumento uma ótima opção é adotar a prática da carona solidária que, além de contribuir para a melhoria do trânsito, ajuda a preservar o meio ambiente. Deste modo você estará economizando em combustível, manutenção e também em estacionamento.
 
8 – ECONOMIZE EM LAZER:
 
Diversão pode e deve ser planejada. Existem opções acessíveis para todos os públicos e bolsos. Vale a pena consultar os dias de semana e os horários que costumam oferecer descontos nas principais atrações. Além disso, em tempos de crise, desfrutar das atividades culturais gratuitas também é uma ótima opção.
 

RENDA EXTRA

Por fim, vale lembrar que economizar é apenas uma parte da estratégia. O ideal é que - além de reduzir despesas - você consiga ter uma renda extra, como por exemplo, um trabalho temporário destes que são comuns nesta época. Todo esforço será recompensado, afinal, NÃO existe crise que dure para sempre.
 
Boa sorte!

» Leia Agora: Em 2017 faça diferente e turbine a sua vida financeira!

Nossa missão é contribuir para o sucesso financeiro e pessoal dos nossos clientes.

Grupo G9 Investimentos - Consultores Associados