Biblioteca

Estacionamentos: automação é tendência que veio para ficar

Os proprietários de estacionamentos rotativos encontraram um jeito de driblar a crise e lucrar mesmo em tempos difíceis: a automação.

De softwares voltados para o controle de ocupação das vagas à estações de autoatendimento para pagamento, a automação tem facilitado a vida dos clientes e aumentado significativamente a segurança dos estacionamentos, umas vez que possibilita o pagamento por outros meios que não apenas dinheiro em espécie, tais como cartões de débito e crédito, evitando, assim, que altas quantias sejam mantidas nos estabelecimentos. 

Outras vantagens da automação são:

  • monitoramento e vigilância remota;
  • controle preciso de acesso e permanência;
  • redução de custos operacionais e de pessoal;
  • redução do risco de desvios de caixa;
  • melhoria da apuração de resultados (TIR e Payback) pela possibilidade de cruzamento de dados como taxa de ocupação, ticket médio e tempo de permanência em tempo real.

Estas análises contribuem para a adoção de políticas de gestão voltadas para o aumento da lucratividade das empresas do ramo. Por exemplo:

1) otimização da área do pátio por modalidade de exploração, ou seja: clientes diaristas, conveniados e mensalistas como meio de redução do efeito da sazonalidade no faturamento;

2) uso de plataformas elevatórias e deslizantes para compartilhamento de vagas;

3) dimensionamento da equipe mínima para atender períodos de baixo e grande movimento;

4) definição do regime de operação;

5) ajuste no plano de preços, etc.

Arquivo med_ed759cf480106f4eb712750bd3f53f84.jpg

Lucro Adicional para os Estacionamentos Self-Park

Os sistemas integrados do tipo self-park - comumente utilizados em shoppings e aeroportos - possibilitam ganhos indiretos adicionais, tendo em vista que operam apenas com um número mínimo de funcionários, praticamente dispensando a presença de equipes de apoio. Nestes casos, é comum que parte da receita extra seja revertida em benefícios e comodidades para os clientes que podem contar com serviços de limpeza de veículos, leva-e-traz, auto-socorro, dentre outros.

Prós e Contras da Automação

Ainda que em alguns casos a automação enfrente resistência devido à associação com a redução no número de postos de trabalho no setor de serviços (ex. manobristas, operadores de caixa, vigias, etc), na outra ponta, cria empregos qualificados na indústria, tanto no desenvolvimento dos softwares e equipamentos, quanto para sua implantação e manutenção.

Interesses pessoais e setoriais à parte, o fato é que a automação é uma tendência que veio para ficar. Sendo assim, vale a Lei de Pedro: se não pode vencê-la, junte-se a ela e aumente seus lucros.

Bons negócios!

» Leia Agora: Empreendedorismo no pós-pandemia

Nossa missão é contribuir para o sucesso financeiro e pessoal dos nossos clientes.

Grupo G9 Investimentos - Consultores Associados