Biblioteca

Saiba como decidir entre o comércio e a prestação de serviços

A escolha da atividade ou ramo é uma das dúvidas mais comuns de quem está pensando em iniciar um negócio próprio, mas que ainda não sabe ao certo por onde começar.

Esta importante decisão não deve se limitar a análise dos aspectos financeiros do empreendimento, pois o sucesso também irá depender do perfil e da vocação administrativa e gerencial do empreendedor. Além disso, outros pontos fundamentais do negócio merecem uma atenção especial, principalmente aqueles relativos à implantação e a rotina operacional da futura empresa, tais como:

  • estrutura física;
  • mão-de-obra (própria ou terceirizada);
  • seleção de fornecedores e matérias-primas;
  • logística;
  • regime de operação;
  • enquadramento tributário, fiscal e societário;
  • exigências legais (alvarás, licenças e restrições);
  • público alvo;
  • localização;
  • concorrentes diretos, dentre outros.

A não observância destes aspectos justifica - em parte - o porquê da grande maioria das novas empresas não sobreviver aos cinco primeiros anos. Fora isso, vale ressaltar que não poderá faltar ao empresário – independente da atividade – muita disposição para superar obstáculos e vencer desafios, ainda mais quando estes envolverem a "gestão de pessoas" e a satisfação dos clientes.

PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS

Sem dúvida que a grande vantagem da prestação de serviços em relação ao comércio é no que diz respeito ao investimento inicial. Dependendo da área, é possível iniciar um negócio lucrativo a partir de pequenos investimentos - muitas vezes inferiores a R$1.000,00! - visto que nesta modalidade, o que realmente importa é o conhecimento prático e a capacidade técnica aliada ao bom relacionamento interpessoal.

A prestação de serviços é o ramo ideal para aquelas pessoas que preferem a independência de horários, a liberdade de atuação e que possuem facilidade de comunicação, como também para aquelas que podem exercer uma profissão de maneira remota, sem a necessidade do contato direto com os clientes.

Em relação à remuneração, atualmente, os prestadores de serviços estão ganhando melhor do que no passado; isso decorre do aumento da demanda por serviços especializados em todas as áreas e da - imprescindível - valorização do conhecimento, que só tende a crescer.

Talvez o ponto negativo do segmento seja em relação à dificuldade de atribuir preço ao trabalho ofertado, pois ainda há uma resistência de boa parte da população em “reconhecer” o valor daquilo que não pode ser visto e/ou tocado; é o que se chama de intangibilidade do valor agregado.

Em outras palavras:

- as pessoas “aceitam” pagar o preço pedido por aquilo que podem ver e tocar, o que nem sempre é possível na prestação de serviços.

COMÉRCIO

O comércio está presente na vida do Homem desde a Antiguidade, e foi responsável direto pelas grandes descobertas e pelos avanços tecnológicos mais significativos.

Ao contrário da prestação de serviços, iniciar no comércio costuma ser “mais fácil” para o empresário de primeira viagem, devido à objetividade característica do setor, ainda que do ponto de vista financeiro, de modo geral, empreender no comércio demande um investimento maior. Entretanto, ser aparentemente mais fácil não significada que para que o futuro comerciante tenha sucesso não necessite possuir habilidades e capacidades especiais, como por exemplo:

  • saber escolher o(s) produto(s) adequado(s);
  • ser capaz de identificar oportunidades e de antecipar tendências;
  • ter versatilidade para lidar com a concorrência;

E principalmente:

  • ser - de fato - um bom negociante.

Para aqueles que estão pensando em escolher o comércio como futuro negócio, uma dica é iniciar representando algum(ns) produto(s) já consagrado(s) no mercado, preferencialmente aqueles de baixo valor agregado e de grande aceitação, pois isso reduz drasticamente as chances de insucesso.

Finalmente, independente de ser no comércio ou na prestação de serviços, o primeiro passo para quem está querendo abrir uma empresa é elaborar um Plano de Negócios, mas isso será tema de textos futuros.

Até breve!

Gustavo de Carvalho Chaves

Gustavo de Carvalho Chaves

Engenheiro Civil (UFPR) e Arquiteto (PUC-PR), especialista em Gestão de Negócios (UFPR), Pós-graduado em Metodologia do Ensino Superior (UFPR) com extensão no GEOS College Oceania (NZ). Possui mais de 15 anos de atuação nas áreas de Educação Financeira, Consultoria de Negócios e Investimentos. Co-autor do livro Como Comprar Imóveis em Leilões (Editora Insight, 2015).