Biblioteca

Loteria: você está preparado para ser o ganhador?

Quem nunca sonhou em ganhar na loteria...

Fica 'difícil' imaginar o que fazer com tanto dinheiro: viagens para destinos paradisíacos, carrões último-tipo, mansões à beira-mar, fazendas, roupas de grifes, obras de arte, imóveis luxuosos, presentes para os amigos, doações para caridade ou, simplesmente, poder estar mais próximo da família e das pessoas queridas. 

São tantas possibilidades que é 'complicado' saber por onde começar. Creio que até as situações mais banais do cotidiano teriam que ser repensadas, afinal, de uma hora para outra, a situação financeira mudaria radicalmente (espera-se que para melhor!). O fato é que cada um de nós tem seu próprio plano de investimento para esse dinheiro.

Não sei se alguém já percebeu mas - "curiosamente" - sempre que um prêmio milionário é sorteado, a mídia especializada imediatamente noticia que os felizes ganhadores 'preferiram' deixar o dinheiro do prêmio na Caderneta de Poupança.

- Dá pra acreditar???

Bem que dizem que Deus Dá asas a quem não sabe voar.

Acredito que, em parte, isto se deve a uma estratégia muito eficiente das instituições financeiras e políticas envolvidas neste tipo de 'sorteio'. Ora, ter milhões em caixa para emprestar para uma população tradicionalmente endividada à taxas de juros exorbitantes que chegam a 9%am e remunerar o 'investidor' oferecendo menos de 3% ao ano, definitivamente, é um excelente negócio para eles.

Pelo jeito, deve valer muito a pena patrocinar reportagens que dizem:

 - deixando seus milhões na Poupança, além da segurança, você poderá comprar XXX carros por mês, YYY casas, fazer NNN viagens, etc, e ainda poderá parar de trabalhar e viver dos juros...

Isto sim é uma estratégia de marketing eficiente!

Mas será que aplicar todo esse dinheiro na Caderneta de Poupança seria realmente a melhor forma de “investir” o seu dinheiro? Não é isso que dizem os números mais recentes. Segundo dados da consultoria Economática, a rentabilidade da poupança em 2009 foi a menor desde 1.966, sendo que o ganho real do poupador foi de apenas 2,63% ao ano.

CONCLUSÃO:

Não basta sonhar com o prêmio, é preciso estar preparado para ele.

Se ganhar não esqueça de mim.

Boa sorte!

» Leia Agora: Você sabe como está o seu Índice de Endividamento Pessoal?

Nossos Produtos e Serviços