Biblioteca

13º Salário: você já sabe o que irá fazer com ele?

Pense rápido: você já sabe o que irá fazer com o seu 13º salário?

Administrar as finanças pessoais está cada vez mais difícil, ainda mais em tempos de crise e de incertezas. São tantos compromissos assumidos que muitas vezes a única saída é recorrer aos empréstimos pessoais e/ou aos limites do cheque especial e dos cartões de crédito. Talvez, por isso, muitas pessoas irão usá-lo apenas para pagar dívidas.

Estímulo ao consumo

A situação fica mais complicada com a chegada do fim do ano que, tradicionalmente, é uma época de gastos extras com férias, presentes, eventos e reuniões em família.

Conclusão: lá se vai o tão esperado 13º, senão todo, em grande parte apenas para tentar manter as contas em dia.

Mas por que isso acontece?

Sem dúvida que a falta de planejamento financeiro é uma das principais razões. Basta considerarmos quantas vezes deixamos para depois economizar ou dar início a uma reserva financeira para emergências, sem contar o dinheiro que gastamos nas pequenas indulgências do dia a dia que, aparentemente, são inofensivas, mas que quando somadas 'pesam' no orçamento.

Como fazer para mudar essa situação?

O primeiro passo é a conscientização. Nos casos mais graves é recomendável reunir os familiares mais próximos e 'abrir o jogo', pois a participação de todos neste processo é fundamental. Em seguida, é preciso identificar e cortar os gastos supérfluos e passar a destinar todo e qualquer 'dinheiro extra' para pagar as principais dívidas, começando pelas que cobram os maiores juros. Pechinche! Renegocie taxas e prazos. Proponha ao credor o parcelamento em parcelas fixas e compatíveis com o seu orçamento. Concentre todos os esforços para sair do endividamento o mais rápido possível. O sacrifício certamente valerá a pena.

Gaste somente o que você tem!

O 13º salário, os limites do cartão de crédito e do cheque especial NÃO devem ser incorporados a renda mensal. Viva de acordo com a sua realidade e não se deixe levar pelo consumismo, afinal, será você quem irá pagar a conta.

Ano Novo, Vida Nova! 

Feliz recomeço de vida!

» Leia Agora: Vantagens da aquisição de imóveis em leilões e concorrências públicas

Nossa missão é contribuir para o sucesso financeiro e pessoal dos nossos clientes.

G9 Negócios – Uma empresa do Grupo G9 Investimentos - Consultores Associados